SABOR DA AMIZADE

"A vida é feita de pequenos prazeres"
"A amizade é um amor que nunca morre"
(Mário Quintana)


Pão da Amizade, dez dias de carinho...
No décimo dia “guarde um dos sacos com você e dê os outros sacos para três amigos, junto com a receita.”




Este pão tem uma história: uma moça muito triste, vivendo numa cidade pequena, que recebe de alguém não identificado uma massa de pão com uma receita de como prepará-la e a indicação de que ela deve ser dividida com outras pessoas. A partir desse fio condutor, a narrativa entrelaça a vida de vários personagens, principalmente mulheres. Quantos de nós viram nossas avós e mães compartilharem desta receita com amigas..com certeza a receita não era das melhores no quesito sabor pão, pois mais lembra um bolo, mas de um carinho imenso, questões do coração!
Vai aqui a receita para quem quiser relembrar estes tempos e por a mão na massa.






INGREDIENTES MASSA DO PÃO: 7g (1 saquinho) de fermento biológico; 1/4 de xícaras de água morna; 1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de açúcar; 1 xícara de leite.


JEITINHO DE FAZER: Numa tigela pequena, dissolva o fermento na água. Deixe descansar por 10 minutos. Numa vasilha de vidro, plástica ou cerâmica (não usar metal), misture bem a farinha e o açúcar.


Acrescente lentamente o leite e a mistura de fermento dissolvido. Cubra de leve (sem lacras) e deixe repousar, em temperatura ambiente, até ficar com bolhas. Esse é o Dia 1 do ciclo a seguir (abaixo).
O que fazer com a massa depois de preparada (esta é a parte que você tem que repassar para as amigas junto à massa básica).

CICLO DE 10 DIAS:
Dia 1 - Prepare a massa básica (ou no caso de ter ganho a massa, não faça nada).
Dia 2 - Esprema o saco.
Dia 3 - Esprema o saco.
Dia 4 - Esprema o saco.
Dia 5 - Esprema o saco.
Dia 6 - Acrescente ao saco 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar e 1 xícara de leite.
Dia 7 - Esprema o saco.
Dia 8 - Esprema o saco.
Dia 9 - Esprema o saco.
Dia 10 - Siga as instruções abaixo:


Despeje todo o conteúdo numa vasilha. Acrescente: 1,5 xícara de farinha de trigo, 1,5 xícara de açúcar, 1,5 xícara de leite.
Meça quatro porções da massa, de uma xícara cada uma, e coloque em sacos com fechamento hermético de 4kg.
Guarde um dos sacos para você e dê os outros a três amigos, junto com a receita. Não se esqueça de assinalar para o seu amigo em que dia do estágio está a massa quando for repassar a ele.


DICAS: A vasilha e os utensílios para misturar os ingredientes não podem ser de metal, pois ele interfere na fermentação; a massa não precisa ser refrigerada. Mas você pode congelar para segurar o processo de fermentação; se entrar ar no saco, solte-o; você pode guardar a sua parte da massa ou assá-la no dia em que fizer a divisão.






RECEITA PARA ASSAR O PÃO
INGREDIENTES: 3 ovos; 1 xícara de óleo; 1/2 xícara de leite; 1 xícara de açúcar; 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha; 2 colheres (chá) de canela; 1,5 colher (chá) de fermento; 1/2 colher (chá) de sal; 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 a 2 caixas de pudim instantâneo (de qualquer sabor)
Opcional: 1 xícara de amêndoas ou de passas de uva.


JEITINHO DE FAZER: Misture todos os ingredientes à massa do pão fermentada. Reserve.
Unte duas formas grandes com manteiga. Reserve.
Numa vasilha, misture mais 1/2 xícara de açúcar e 1,5 xícaras de canela. Polvilhe as formas untadas com parte desta mistura.
Despeje a massa de maneira uniforme, nas duas formas, e salpique o restante da mistura de açúcar com canela em cima.
Asse durante uma hora, ou até que o pão solte completamente das laterais. Se tiver dúvida, teste espetando a massa com um palito. Se ele sair sequinho, ela está pronta.
O Pão da Amizade na verdade se parece mais com um bolo, na consistência.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. bia sua receita e otima porem oque enche o saco e ficar espremendo o saco o tempo todo mas valeu viu filha beijos mil te amo

    ResponderExcluir
  2. estou certa de que enquanto estivermos aos cuidados dessa força de fè aquilo que pareceu morto nào estará morto pois a terra que está sem cultivo está apenas descansando sob as bençaos divinas

    ResponderExcluir
  3. fiquei emocinada de ver a fotinho da vö

    a vö sempre quis que alguem escrevesse

    sobre a vida dela e foi exatamente a neta preferida que fes isso

    la no ceu ela deve estar adorando

    estar na internete ,parabens,filha,te amo

    ResponderExcluir