quarta-feira, 27 de junho de 2012

CAMALEOES NO ESPELHO


DE QUE COR SAO OS CAMALEOES QUANDO SE OLHAM NO ESPELHO?”

Uma pergunta interessante.
Bem, esses lagartos são conhecidos por sua capacidade de mimetismo com o meio ambiente (leiam mimetismo como a capacidade de se confundir com outro organismo). Busquei ler mais a respeito deste animalzinho e descobri ainda que, seus olhos conseguem se movimentar independentes um do outro, e que o corpo desses lagartinhos podem ter até 60 cm de comprimento!
Poxa, parece mesmo que temos mais em comum com camaleões que podemos imaginar (mas não me refiro aos nossos olhos nem a nossa estatura rs). Eu mesma admito: descobri-me um camaleão de momento! Quantas vezes não usei minha noção de mundo como mimetismo, adaptando-me a gostos, absorvendo idéias, sumindo em meio a tantas vaidades, futilidades, bobeiras, etc etc... fui até persuadida (risos), até mais tarde descobrir que tb existem estratégias para convencer qualquer um a fazer aquilo que vc quer, seja para o bem, seja para o mal. Tem até espécies de camaleão social, psicopatas. Coisa que meus pais sempre me alertaram de uma forma bastante humilde, sem conhecer termos, mas insistente!!! Ok, eles tb me persuadiram rs, mas foi para o bem.
Eu mesma já cheguei a me confundir sobre mim mesma. Até hoje me confundo por vezes, pra dizer a verdade, e não me envergonho. Preocupante é saber se explicar com todas as letras!
Ser camaleão tem com toda certeza suas vantagens, pois adaptar-se de acordo com o ambiente em que estivermos facilita demais a vida, uma espécie de paciência, ou ainda camuflar-se “corretamente”a cada situação.
Podemos ainda usar do mimetismo como uma tática para nos sentir seguros, quando não queremos nos sentir excluídos, e creio que todo mundo um dia já fez isso – transformar-se  (um pouquinho) a imagem da pessoa mais próxima para poder se misturar. Acho isso inclusive muito válido para a educação, na interação de grupos. Diria até mesmo que algumas pessoas tem naturalmente esta sensibilidade de camaleão. Outras demoram mais “a ser camaleões”, a duras penas pela vida.
Mas tem uma coisa que eu quero chamar a atenção de todos! Ao contrário da crença popular, camaleões não trocam suas cores para se confundir com a paisagem – o tal mimetismo. Na verdade, embora sua camuflagem natural sirva a vários propósitos, a principal função da mudança de cor é ALERTAR OS VIZINHOS DO PERIGO. Vou comparar com o eco, que sempre diz o que repete a voz. Pais, educadores, a todos nós que transmitimos mensagens as crianças de alguma forma:
O que disser a primeira voz, é o que todos repetem uniformemente. Se o adulto disser que quer iniciar uma guerra, mesmo que essa guerra seja de consequências perigosas, o que os ecos respondem? Guerra! guerra! guerra! Mas se o adulto disser que quer declarar paz, mesmo que a condição imposta seja ruim ao receptor, o que os ecos respondem? Paz! paz! paz!
A primeira infância precisa deste eco de amor.
O livro dos sonhos destruiu a imagem do camaleão! Deu a ele o significado da inconstância e dissimulação. Pobre camaleão, virou psicopata sem saber rs! Devagar senhores astrólogos!
É incrível, mas as crianças pequenas se cativam com a simplicidade e o humor dos camaleões, e amam imitar, comparar... até se descobrirem! E ser uma educadora CAMALEOA DO BEM e do AMOR, olha, não tem dinheiro que pague... é maravilhoso!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário