terça-feira, 10 de julho de 2012

WABI-SABI "BELEZA NAS IMPERFEICOES"




Somos tao imperfeitos, e isso nao tem importancia!

Me considero uma pessoa perfeccionista. Não sei se é um defeito ou uma qualidade. Mas tenho consciência de que, assim como ninguém, não sou perfeita. Aprendi a lidar com as contradições da vida todo o tempo dela, com o imponderável e com o que é aparentemente incompreensível.

O detalhe interessante é que nesse caminho pela perfeição,
que é mais uma característica do que uma filosofia de vida, a imperfeição sempre esteve incluída, principalmente do ponto de vista estético, até mesmo com meu estilo de vida, meu corpo, e as relações humanas. Sabe aquele cabelo que foi cuidadosamente “desarrumado” e ficou lindo? É isso! Acho MA-RA-VI-LHO-SO!!! Ou, sair divina para dancar e voltar destruída, toda borrada da maquiagem hahaha!
Descobri que isto é WABI-SABI – A BELEZA NAS IMPERFEICOES!

Alem de varias outras culturas que carrego um pouquinho comigo, a oriental me fascina em algumas coisas, coisas estas que influenciam no meu dia-a-dia.

Perceber a beleza que se esconde nas frestas do mundo imperfeito é lindo aos meus olhos! Você conhece aquela história de que os tapetes persas sempre têm um pequeno defeito como sinal de autenticidade? É isso! A estética da imperfeição começa quando a gente reconhece e aceita nossa condição humana. É um jeito de ver as coisas através de uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade.

E a natureza das coisas é percorrer seu ciclo de nascimento, deslumbramento e morte. Elas são efêmeras e frágeis. Creio que as coisas tem um carinho especial do tempo. Como aquelas coisinhas de casa de mãe e avó, que guardam uma beleza do tempo, que nada novo e atual substitui!!!

As vezes acho que isso é uma ecologia mental, varrer todo o lixo que não serve para nada, pois este só polui! Porém, é aí que entra o meu bom senso e alto astral, para saber discernir entre a imperfeição que é bela e o que é desleixo, mau gosto, abandono, feiúra mesmo (esta tb existe, não vamos negar!!!). Tenho plena consciência tb, de que isso depende de cada pessoa e o que eu considero muito feio, pode mesmo ser lindo para alguém.

O wabi-sabi acredita que as coisas simples transmitem energias positivas e espiritualidade à casa. Para mim, em tudo na vida!

Defende que a casa deve ser um santuário (creio nisso) não uma loja exibicionista. Concentra-se na beleza das coisas tal e qual elas são, no conforto e no bem-estar que essa naturalidade transmite... isso me completa!

“Coisas simples e frescas”, coisas cuja beleza foi adquirida com a idade, podem rir... mas EU ADORO ISSO!

Dou valor à autenticidade, à natureza e à simplicidade, mas tb não sou japonesa rs, portanto, isso também não é um dogma!!! Gosto sim da tecnologia porque facilita a vida. Gosto de colirio rs, gosto de brilho, glitter, novidades, moda, etc etc. Mas tenho preferência por ambientes orgânicos e modestos, a vida integrada à natureza.

Gosto ainda de formas irregulares e que não têm necessariamente de combinar entre si. Acho bonito termos que lutar com a natureza física para nos aprimorar (e por mais que cortamos aqui, enchemos ali...a natureza é sabia, é incompleta , é irregular hahaha)!!! Aplausos aqui aos CIRURGIOES PLASTICOS, as ESTETICISTAS, um trabalho abençoado e psicologico, para lidar com o ser humano estressado (me incluo aqui).

Mas com esta luta, esta busca pela qualidade de vida, temos que compreender – há arte e beleza na IMPERFEICAO!!! As coisas "gastas por anos de uso, o corpo que vai registrando as marcas da vida, as marcas de expressao, ganham uma magia inigualável e reconfortante, e tem uma beleza que vou repetir SEM IGUAL!

E quem toma conta disso é aquilo que nos move a todo dia e a todo momento, sem nem mesmo percebermos – O AMOR , vem devagarzinho, vai tomando conta... ate que olhemos algo diferente e pensemos- QUE LINDA É A NATUREZA. 
A gente aprende a ver com os olhos do coracao!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário